Simesp

Ato Público em Favor do Sistema Único de Saúde

Home > Ato Público em Favor do Sistema Único de Saúde
23/02/2012 | Notícia Simesp

Ato Público em Favor do Sistema Único de Saúde

Para chamar a atenção da população para a importância do sistema público de Saúde, o Sindicato dos Médicos de São Paulo promove, no próximo domingo, dia 26, um grande Ato Público em Favor do Sistema Único de Saúde. É o Simesp pelo SUS que vai acontecer no Parque do Ibirapuera, das 9h às 14h.

Duas tendas serão montadas próximas ao portão 10 (perto da Ponte de Ferro) onde profissionais de enfermagem promoverão a aferição da pressão arterial dos interessados (ocorrendo alterações da pressão arterial, os médicos do Simesp darão o devido encaminhamento ao hipertenso). Ao mesmo tempo, a diretoria do Sindicato fará o trabalho de conscientização da população por meio de conversas, apresentação de vídeo e distribuição de fôlderes com informações gerais sobre o SUS.

Para o presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, o evento tem duas finalidades básicas: destacar o papel do Sistema Único de Saúde e enfatizar os cuidados sobre qualidade de vida. “O SUS é referência em atendimentos de alta complexidade como no tratamento de câncer; é um dos maiores sistemas públicos em transplante do mundo; mantém hospitais de excelência no tratamento do coração. É saúde gratuita para todo cidadão em território brasileiro”.

O SUS é a única opção de atendimento para 145 milhões de pessoas. É uma estrutura impressionante. Por ano, são realizadas 453,7 milhões de consultas médicas; 11,3 milhões de internações; 2,3 milhões de partos; 20 milhões de consultas pré-natais; 2 bilhões de procedimentos ambulatoriais. São 64 mil estabelecimentos de saúde; 333 mil leitos de internação e 102 mil equipamentos de diagnóstico por imagem.

O Sindicato dos Médicos de São Paulo tem plena consciência que há ainda um longo percurso para se chegar ao ideal. São muitos os percalços – longas filas para marcação de consultas e exames, equipamentos em condições precárias, financiamento insuficiente… No Brasil, são 195 mil médicos atuando no SUS. Esses profissionais vêm sofrendo com os baixos salários praticados por estados e municípios. Para se ter uma ideia, no estado de São Paulo o salário inicial do médico é de R$ 414,30 e na prefeitura de R$ 1.273,00.

Você também acredita no SUS? Venha preservá-lo!
Dia 26 de fevereiro, das 9h às 14h.
Parque do Ibirapuera, portão 10 (próximo a Ponte de Ferro)