Simesp

Assembleia com médicos servidores de Guarulhos mantém estado de greve

Home > Assembleia com médicos servidores de Guarulhos mantém estado de greve
01/04/2022 | Notícia Simesp

Assembleia com médicos servidores de Guarulhos mantém estado de greve

Em assembleia realizada nessa quinta-feira, 31 de março, os médicos servidores de Guarulhos decidiram por não paralisar na data e no dia 1 de abril. Assim, a escala do serviço de saúde nesta sexta-feira será de 100% do efetivo. No entanto, devido a falta de reajuste salarial, a categoria deliberou a manutenção do estado de greve, deflagrado em assembleia do dia 22 de março.

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) tentou entrar em contato nas últimas semanas com a Prefeitura de Guarulhos para discutir a proposta de reajuste, mas não obteve resposta. O Sindicato segue disposto ao diálogo com o poder público. 

Nas últimas semanas, os médicos servidores de Guarulhos se somaram à mobilização dos demais servidores municipais pelo reajuste de 23%. Com salários defasados há três anos diante da inflação, sem a abertura de concursos públicos e com muitas categorias ainda na linha de frente da pandemia, é inaceitável a proposta de reajuste zero oferecida pelo Prefeito Guti! Os servidores de Guarulhos exigem o reajuste tão somente para compensar as perdas salariais desse período.

Aliado a isso, a situação da saúde em Guarulhos é caótica, como tem sido coberto amplamente pela imprensa. Faltam insumos, medicamentos e principalmente, trabalhadores da saúde. Com equipes desfalcadas, a Prefeitura exige a média diária de 32 atendimentos por médico, o que equivale a quatro consultas de apenas 15 minutos por hora. É inviável um atendimento de qualidade à população neste tempo. A falta de profissionais e a sua desvalorização são o principais motivos da precarização da saúde no munícipio.

A justa mobilização dos servidores tem reunido de três a cinco mil trabalhadores nas ruas e o Simesp está presente nesta luta. A movimentação dos médicos em defesa do reajuste e de condições trabalho segue se ampliando. Em ato do dia 28 de março, o presidente do Simesp, Victor Dourado, falou sobre a valorização dos profissionais da linha de frente, a adesão dos médicos servidores de Guarulhos à mobilização e a necessidade de unir as lutas dos profissionais. Confira a fala completa abaixo.