Simesp

Após pressão dos residentes, governo estadual cede e convoca especialistas

Home > Após pressão dos residentes, governo estadual cede e convoca especialistas
30/12/2015 | Notícia Simesp

Após pressão dos residentes, governo estadual cede e convoca especialistas

Se 2015 foi um ano de incertezas no cenário político e mobilizações sociais para todos os lados, podemos afirmar que, ao menos, os residentes do Instituto de Infectologia Emílio Ribas terminam o período com um gostinho de vitória e resultado concreto. É que oito dias após o encerramento da greve, o Governo do Estado de São Paulo atendeu a principal reivindicação da categoria: a convocação de médicos que realizaram concurso em abril para atender à demanda do hospital.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, de 29 de dezembro, foram convocados médicos nefrologistas, endocrinologistas e infectologistas, que devem comparecem na unidade do Instituto no dia 7 de janeiro. O fim da paralisação dos residentes, que durou duas semanas, foi atrelado ao compromisso por parte do governo de contratar especialistas para o Emílio Ribas, já que os profissionais contratados em caráter emergencial seriam dispensados a partir de 20 de dezembro, colocando a população em risco iminente.

Segundo o residente Luiz Francisco D’ Elia Zanella, nefrologistas voluntários darão suporte no atendimento do Instituto até o final de janeiro de 2016. Zanella reconhece que a convocação dos especialistas foi uma grande conquista da greve dos residentes. “Vimos que temos uma força importante, pois esses profissionais são essenciais para nosso trabalho”. Mas ele avisa: “Continuamos mobilizados até a efetiva contratação dos médicos.”

Para o secretário de Comunicação do Simesp, Gerson Salvador, o Instituto Emílio Ribas se manteve funcionando em 2015 graças à coragem dos residentes. “A disposição que eles demonstraram já seria motivo de orgulho, a vitória obtida mais ainda”, parabeniza Salvador.

Convocação Diário Oficial