Simesp

Apoio à greve das médicas e médicos do serviço público do Distrito Federal

Home > Apoio à greve das médicas e médicos do serviço público do Distrito Federal
06/09/2024 | Notícia Simesp

Apoio à greve das médicas e médicos do serviço público do Distrito Federal

O Simesp vem a público declarar sua solidariedade e apoio às médicas e médicos servidores públicos em greve desde o dia 3 de setembro no Distrito Federal.

Como tem sido a prática nas diversas esferas de governo, o serviço público na saúde do DF tem sido deixado de lado em detrimento dos contratos de gestão na saúde, através de pessoas jurídicas de direito privado supostamente sem fins lucrativos. O resultado disso conhecemos bem: a fragilização dos vínculos de trabalho, com a alta rotatividade de profissionais, a falta de transparência no manejo do dinheiro público, a distorção dos princípios do Sistema Único de Saúde e a piora da assistência em saúde à população sem a diminuição dos custos operacionais.

Do outro lado, vemos a situação das servidoras e servidores, com salários defasados, dimensionamento inadequado das equipes devido à falta de concursos públicos e pelos próprios salários, que levam a um problema já crônico de dificuldade de fixação de profissionais. Somam-se a isso as nítidas consequências do subfinanciamento, com infraestrutura precária e condições de trabalho inadequadas para a assistência de qualidade.

Diante dessa situação, as médicas e médicos do DF fazem greve reivindicando reajuste salarial, contratação de mais trabalhadoras e trabalhadores para a rede pública e condições de trabalho adequadas. Por isso, não temos receio em dizer que a luta das e dos colegas grevistas do DF é também a nossa! Pela valorização do serviço público, pelo fim das entidades que parasitam os cofres públicos terceirizando o SUS e pela assistência médica digna à população!