Simesp

Alerta aos médicos: golpistas usam falsas cobranças com ameaça de suspensão do CRM. Não acredite!

Home > Alerta aos médicos: golpistas usam falsas cobranças com ameaça de suspensão do CRM. Não acredite!
06/02/2026 | Notícia Simesp

Alerta aos médicos: golpistas usam falsas cobranças com ameaça de suspensão do CRM. Não acredite!

Estamos no momento de sindicalização e, infelizmente, é comum que pessoas mal intencionadas tentem aplicar golpes em médicos se aproveitando deste período do ano. Essas pessoas utilizam ameaças, falsas cobranças e uso indevido do nome de entidades representativas. Reforçamos que o Simesp não realiza cobranças por telefone, não ameaça suspensão de CRM e não solicita pagamentos urgentes por contatos informais. O sindicato não fornece números ou contas bancárias alternativas para quitação de débitos fora de seus canais oficiais. Se acontecer, denuncie às autoridades!

O sindicato recebeu denúncias sobre tentativas de golpe em que os criminosos entram em contato telefônico com médicos, alegando a existência de faturas em aberto com o sindicato e afirmando, de forma falaciosa, que o CRM será suspenso, caso o suposto débito não seja quitado com urgência. Após a ligação inicial, os golpistas orientam a vítima a entrar em contato com outro número de telefone para realizar o pagamento imediato. Em um dos casos relatados, foi exigido um valor de mais de R$6 mil, além do fornecimento de um número de “protocolo” falso, numa tentativa de dar aparência de legitimidade à fraude.

⚠️ Atenção: o Simesp A sindicalização é um processo transparente, seguro e fundamental para o fortalecimento da categoria médica. Por isso, é essencial que os médicos estejam atentos e não realizem pagamentos nem forneçam dados pessoais ou bancários diante de contatos suspeitos.

Os canais oficiais do Simesp são o site institucional, as redes sociais e o atendimento direto na entidade. Em caso de dúvida, a orientação é interromper o contato, não realizar nenhum tipo de pagamento e agendar consulta pelo site,  ou entrar em contato com nosso relacionamento.

Como denunciar

Caso você perceba que caiu em um golpe, a primeira coisa a fazer é tirar um print da conversa, registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com o Relacionamento do Simesp para que possamos alertas os demais sindicalizados.