Simesp

Acampamento no Hospital acontece na próxima semana

Home > Acampamento no Hospital acontece na próxima semana
23/08/2018 | Notícia Simesp

Acampamento no Hospital acontece na próxima semana

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro será realizado um acampamento em frente ao Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP). O movimento, organizado por estudantes, professores, funcionários e moradores do Butantã, é em defesa do hospital e contra o descaso da reitoria da USP, que não repassou o orçamento de R$ 48 milhões que deveria ser destinado para a contratação de funcionários do HU.
 
O evento, batizado de “viradinha” cultural, terá um espaço reservado para a conscientização e entretenimento da população, além das barracas do acampamento. Durante todo o ato, ocorrerão palestras, oficinas e debates gratuitos. “A ideia é chamar a atenção para o desmonte do Hospital Universitário, conseguir a reabertura plena do HU para a população e, consequentemente, ampliar o campo de ensino dos estudantes”, disse Santana Silva, integrante da coordenação do Coletivo Butantã na Luta, que representa os moradores da região.
 
No dia 30 o diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e médico do HU, Gerson Salvador, dará uma aula aberta, às 14h, sobre a saúde pública no Butantã e no Hospital Universitário. Para Salvador, o movimento é importante, pois demonstra a preocupação de todos com a sobrevivência do hospital. Para saber mais clique aqui

Entenda o caso

O HU, que é considerado um serviço de referência na região, sofre com a falta de profissionais para o atendimento de urgência e emergência, diminuição do repasse de recursos, fechamento de leitos, além de ter um déficit de 17,5% de profissionais. Atualmente o hospital opera de forma referenciada, atendendo somente aos pacientes que foram transferidos de outras unidades. “Isso é só a ponta de um iceberg para a destruição de todos os outros hospitais universitários do Brasil”, alertou Santana Silva. O hospital já chegou a funcionar com apenas um médico no plantão, Gerson Salvador. “Nós não vamos admitir que ele seja desmantelado”, garante o diretor do Simesp.

A destinação da verba de R$ 48 milhões para gastos em recursos humanos do HU havia sido aprovada em dezembro do ano passado, no Orçamento do Estado. Porém, o texto estava equivocado, direcionando a verba para o custeio do hospital, em vez de contratações de profissionais.

Em razão disso, no começo deste ano foi criado o projeto de lei (PL) 367/2018 que modificava pontos do documento para destinar a verba ao departamento de recursos humanos do hospital. O problema é que o projeto de lei precisava da sanção do governador de São Paulo, Márcio França, para poder entrar em vigor, mas foi vetado. Agora a destinação correta da verba depende do critério da reitoria da USP.

Serviço
Quando: de quinta-feira 30/8 até sábado 1/9.
Horário: início marcado para às 7h.
Onde: em frente ao Hospital Universitário da Universidade de São Paulo
Av. Professor Lineu Prestes, 2565 – Butantã, São Paulo