Na matéria de capa, foi abordado o corte de 30% de verbas das universidades federais, que impactam nas pesquisas e tratamentos na área da medicina, inclusive na carreira do médico. A edição traz ainda uma entrevista exclusiva com Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que analisou os impactos do contingenciamento.
Além disso, grandes hospitais de São Paulo passam por entraves que prejudicam o atendimento, o ensino e também a pesquisa. É o caso da Santa Casa e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER). A administração da primeira tenta terceirizar sua UTI e demite médicos de forma extra-judicial. Já a administração do IIER, age com falta de transparência sem informar os rumos do hospital, que enfrenta uma reforma faraônica que nunca acaba.
Em Direitos dos Médicos, as atualizações sobre a telemedicina no novo Código de Ética Médica são abordadas com a recomendação de que os médicos mantenham cautela com as manifestações de cunho profissional nas mídias sociais e nos meios de comunicação virtuais.
Nesta edição, também são trazidas atualizações sobre a campanha salarial, tanto novos acordos fechados, quanto a definição da pauta de reivindicações de 2019.
Leia essas e outras reportagens na íntegra clicando aqui.