Simesp

21 de setembro: chegou o grande dia de mobilização

Home > 21 de setembro: chegou o grande dia de mobilização
20/09/2011 | Notícia Simesp

21 de setembro: chegou o grande dia de mobilização

Representantes das três entidades médicas nacionais, Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), concederam entrevista coletiva nesta terça-feira, 20, em Brasília, para explicar aos jornalistas e a população os motivos que levaram a categoria decidir suspender, por 24 horas, o atendimento aos usuários de planos de saúde. A paralisação acontece em todo o País nesta quarta-feira, 21 de setembro, e foi motivada pela recusa de alguns planos de saúde em negociar a revisão dos honorários médicos, ou por terem proposto percentuais irrisórios e por manter medidas que interferem no relacionamento médico/paciente.

Na coletiva, foram apresentados os planos de saúde que terão o atendimento interrompido em todos os estados e no Distrito Federal. O presidente da Fenam, Cid Carvalhaes, explicou como funcionará a mobilização. Ele garantiu que os serviços de urgência e emergência não serão atingidos pela suspensão no atendimento. "Os serviços de urgência e emergência são setores intocáveis e serão atendidos como sempre foram, em todo o País. Cada estado escolheu seus planos e vamos obedecer a uma diretriz traçada anteriormente, graças ao trabalho e empenho das Comissões Estaduais de Honorários Médicos. As consultas que forem interrompidas poderão ser remanejadas. Tudo sem prejuízo ao paciente, até porque o movimento é feito em defesa do próprio usuário", assinalou o dirigente da Fenam.

Desdobramento

O protesto desta quarta-feira é um desdobramento do ato de 7 de abril deste ano, quando médicos de todo o Brasil interromperam, pela primeira vez, o atendimento aos usuários de planos de saúde, em uma mobilização considerada uma das maiores manifestações já realizadas pela categoria médica no País. Agora, a paralisação atingirá as empresas da área de saúde suplementar que continuam se recusando a negociar reajustes dos honorários ou que propuseram percentuais considerados insuficientes pela categoria.

Seguindo o cronograma das entidades médicas nacionais, na manhã desta quarta (21) também haverá um café da manhã com parlamentares na Câmara dos Deputados, quando os médicos entregarão um dossiê da saúde suplementar e defenderão mudanças no setor. Foi solicitada, ainda, uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para 11 horas.

No dia 27 de setembro, representantes das entidades que organizam o movimento deverão se reunir para avaliar a mobilização em cada estado e debater os novos rumos do movimento. (Fonte: Fenam)

São Paulo

No Dia Nacional de Mobilização, os médicos de São Paulo suspenderão todas as consultas e procedimentos eletivos de pacientes conveniados aos seguintes planos, garantindo o agendamento dos usuários para nova data e mantendo os atendimentos de urgência:

Ameplan                 Golden Cross         Green Line
Intermédica,           Notre Dame            Prosaúde
Blue Life,                 Dix Amico                Medial
GEAP                       Volkswagen


Aviso: Audiência Pública

Ainda nesta quarta, às 16h30, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre a problemática dos planos de saúde com médicos e pacientes – consultas, coberturas e remuneração dos profissionais.