Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

01/06/2020
 Após pressão popular, Covas anuncia reabertura do Hospital Sorocabana
Com o funcionamento do serviço, São Paulo ganha 60 novos leitos no combate à Covid-19

SIMESP
Com intensa pressão de movimentos populares e sindicais, o prefeito Bruno Covas anunciou a reabertura do Hospital Central Sorocabana hoje, 29 de maio. O Sorocabana é um importante serviço da zona oeste da capital e atendia em média 20 mil pacientes por mês na Lapa. Com a reabertura, a cidade ganha 60 novos leitos de enfermaria no combate à Covid-19 (coronavírus). O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) realizou, no dia 22 de maio, um ato cobrando o funcionamento do serviço junto a outros sindicatos de profissionais da saúde e movimentos sociais.

Outros dois hospitais também serão reabertos, é o caso do Guarapiranga, na zona sul, e Brigadeiro, na região central. Juliana Salles, diretora do Simesp, já havia alertado para a importância de reativar serviços. “Reabrir os leitos do Sorocabana custa menos do que construir hospitais de campanha caríssimos ou alugar leitos da rede privada.” O hospital poderá receber pacientes infectados por Covid-19 também da Brasilândia, bairro periférico da capital que conta com o maior número de casos de morte pela doença.

Luta antiga
O Hospital Sorocabana foi um dos principais serviços da zona oeste e único hospital público do bairro da Lapa, mas fechou em 2010 em decorrência de graves problemas financeiros. Após ser destinado ao município, no local hoje funciona uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e uma Rede Hora Certa em apenas três de seus sete andares. Em 2018, o prédio chegou a ser leiloado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para o pagamento de dívidas trabalhistas, mas a venda foi anulada pela não notificação do governo do estado, detentor de parte do terreno.


Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819