Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

13/03/2020
Diretora do Simesp falou à TVT sobre os desafios do SUS diante da Covid-19


Políticas de desmonte do SUS podem prejudicar o combate ao coronavírus

SIMESP
Em entrevista à TVT ontem, dia 12 de março, a diretora do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e infectologista, Juliana Salles, expressou sua preocupação sobre o aumento da demanda de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com os casos de Covid-19 (coronavírus) em um cenário de desmonte da saúde pública, agravado pelos governos Bolsonaro e Temer. A partir da aprovação da emenda constitucional (EC) 95, em 2016, o SUS deixou de receber investimentos importantes, tanto para a ampliação quanto para a manutenção dos serviços ofertados. Só em 2019, a EC do teto dos gastos retirou da saúde um total de R$ 9 bilhões.

Na reportagem, Juliana explica que o contingenciamento contribui para o sucateamento de áreas estratégicas da vigilância sanitária e epidemiológica. No município de São Paulo, por exemplo, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) vem sendo sucateada com redução dos trabalhadores e isso impacta na capacidade de reação frente a uma situação emergencial como essa.

Sobre a importância do SUS, a diretora do Simesp ressalta que em países que não possuem um sistema público e universal de saúde a população não tem acesso a exames e ao tratamento, a menos que pague. Não tendo como serem tratadas de forma adequada, as pessoas acabam continuando a frequentar locais públicos e podem perpetuar a disseminação da doença. Para ela, a valorização do SUS e do servidor público viabilizaria um melhor controle da pandemia no país.

Assista a matéria em https://bit.ly/2vnFao4.



Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819