Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

04/03/2020
No mês das mulheres, Simesp lança campanha “Trabalho Igual, Salário Igual”

Evento de lançamento e seminário acontecerão dia 10 de março, às 20h

SIMESP
Dentro da categoria médica, a diferença salarial entre os gêneros é discrepante. As mulheres têm salário menor, o que não representa sua qualificação e tempo de especialização. No dia 10 de março, considerado o mês das mulheres, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) lança a campanha “Trabalho Igual, Salário Igual - Pela mesma remuneração de mulheres e homens na medicina”. O evento será na sede do Simesp (Rua Maria Paula, 78, 2º andar – Bela Vista – SP), às 19h30.

Simultaneamente ao lançamento da campanha, acontecerá a 21ª edição do Simesp Seminário com o mesmo tema, que trará como debatedores Mário Scheffer, autor do estudo “O que explica a diferença salarial entre médicas e médicos no Brasil?”, e Patrícia Pelatieri, coordenadora de pesquisas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Juliana Salles, diretora do Simesp que idealizou a campanha e mediadora do debate, explica que além da campanha de conscientização, como medida efetiva para diminuir a diferença salarial entre os gêneros, a igualdade de remuneração será debatida em todas as tratativas do sindicato, tanto com entidades patronais quanto com as prefeituras e estado em convenções e negociações coletivas para a categoria. “O Simesp defenderá em todas suas negociações com os empregadores que a mulher médica tenha a mesma remuneração que seus pares.”

De acordo com a pesquisa de Scheffer, publicada no BMJ Open, o montante de 80% das mulheres está concentrado nas três menores faixas salariais da categoria médica. A pesquisa também aponta que médicas especialistas ganham menos que seus pares homens e que a chance delas de alcançar os maiores salários na medicina é de apenas 4,1%, contra 17,1% deles.


Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819