Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

10/09/2019
Tese do presidente do Simesp recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2019
 

SIMESP
O Prêmio Capes de Tese 2019 contemplou neste ano 16 trabalhos produzidos por acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP), incluindo a produção de Eder Gatti Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), que recebeu menção honrosa pela tese "Avaliação de custo-efetividade da introdução da vacina tríplice acelular do adulto (dTpa) no calendário de imunização de adultos do Programa Nacional de Imunizações no Brasil". A premiação, na área de Saúde Coletiva, foi defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

Neste ano, foi informado aos premiados que “excepcionalmente e diante do cenário econômico de ajuste das contas públicas, não será realizada uma cerimônia para a entrega do Prêmio”. De acordo com Gatti, o que está em jogo não é comemorar a entrega de prêmio da Capes, mas garantir o financiamento da pesquisa no país. “Estamos sofrendo ataques que nos prende a atraso e nos leva, até mesmo a um retrocesso.”

O trabalho de Gatti teve orientação da Profa. Hillegonda Maria Dutilh Novaes, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, e coorientação da Profa. Ana Marli Christovam Sartori, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.

Pesquisa ameaçada
Pesquisas como essa poderão deixar de existir após o corte de verbas de 30% nas universidades federais, anunciado em abril pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Já no início de maio, o corte foi estendido às novas bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Segundo reportagem do portal G1, o contingenciamento já fez a Capes perder R$ 819 milhões, resultando no anúncio do corte de cerca de 5 mil bolsas de pesquisa concedidas pela instituição.

De acordo com o estudo “Pesquisa no Brasil - Um relatório para a Capes”, realizado pela empresa Clarivate Analytics, 99% das pesquisas nacionais são realizadas em universidades públicas. Além disso, o país está entre os 15 países com maior número de estudos científicos no mundo.

*Com informações da FMUSP.



Siga-nos

Fan page: https://www.facebook.com/simespmedicos

Youtube: https://www.youtube.com/simespmedicos



Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819