Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

06/12/2017
Estudantes em greve fazem ato em defesa do HU-USP na tarde de hoje, 6
Manifestação será, às 16h, em frente a Faculdade de Medicina da USP

SIMESP
Alunos e residentes da Universidade de São Paulo (USP) farão ato em defesa do Hospital Universitário (HU-USP) hoje, dia 6 de dezembro. A concentração será, às 16h, em frente à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e os manifestantes sairão em caminhada às 17h. A manifestação está sendo organizada pelos alunos de medicina e enfermagem e pelos médicos residentes, que estão em greve.

“Lutamos pela reestruturação do Hospital Universitário, pela contratação de profissionais qualificados, aumento do repasse de verba para o HU, voltando aos 8% que era previsto no orçamento da USP antes de iniciar esse desmonte”, defende Vilton Raile, membro da comissão de greve dos residentes de pediatria da FMUSP.

Raile ressalta que o HU-USP está sofrendo um desmonte progressivo, iniciado em 2014, quando o então reitor, Marco Antonio Zago, não conseguiu aprovar a proposta de desvincular o hospital da universidade para fosse de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Na ocasião, a reitoria iniciou um Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) da USP, o que resultou na redução do quadro funcional, até hoje sem reposição.

De acordo com o diretor do Simesp, Gerson Salvador, a reitoria da universidade tratou o HU como prescindível e dispensável, mas a comunidade que utiliza o hospital, os estudantes e os funcionários acreditam que a unidade é essencial e defendem este modelo. “25% dos leitos de internação do HU e 40% de UTI foram fechados por falta de profissionais”, conta Salvador, que também é médico no hospital.

“O HU vem sofrendo um sucateamento, como um plano de gestão por parte do reitor e também redução do repasse na gestão anterior do governador Alckmin. Tudo isso, culminou com o fechamento do pronto-socorro da pediatria, obviamente que essa é só uma nuance de toda a questão”, relata o residente. O pronto-socorro infantil do HU foi fechado, em 21 de novembro, por falta de recursos humanos e agora só atenderá pacientes de urgência que forem encaminhados de outras unidades de saúde.

Serviço:
Ato dos estudantes e residentes da USP, hoje, 6 de dezembro
Concentração: às 16h
Caminhada: às 17h
Local: FMUSP (av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo - SP)


Siga-nos

Fan page: https://www.facebook.com/simespmedicos

Youtube: https://www.youtube.com/simespmedicos


Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819